Rio de Janeiro, 02 de maio de 2011.
Técnico em Segurança do Trabalho.
Módulo 1ª Matéria U.O.T.=Duração 1 semana.
Unidade de orientação para o trabalho.( U.O.T )
Ementa ( tópicos):
- Mercado de trabalho.
- Dinâmica de Grupo.
- Trabalho em grupo.
- Ética.
- Imagem Pessoal.
- Empreendedorismo.
Conceitos:
O-Ótimo.
B-Bom.
S-Suficiente.
I-Insuficiente.
SA-Sem avaliação.
O ser humano trabalha com:
50 %Razão / 50% emoção.
1ª onda:era da agricultura.
2ª séc.XVIII era da industrialização.
3ª séc.XX era da informatização.
4ª séc.XXI era do amor e espiritualidade.
A coisa mais importante que tem é o ser humano as empresas enchergaram que é a coisa mais importante e que não tem como substituir.
Mercado de trabalho:

- Deixar-se levar pelo Acaso.
(Acontecimento incerto) ser espontâneo, não ficar esperando e agir logo.
- Apostar no sucesso.
- Garantir a segurança.
- Aproveitar oportunidades.
- Perseguir a realização.
COMO ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO SEM NÍVELSUPERIOR
Marketing
''É atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.''
Philip Kotler.
Philip Kotler - o que é Marketing?
Marketing Pessoal.
''É tudo aquilo que o tornará identidade única, diferente e reconhecida.''

Marketing Pessoal
- Escolaridade.
- Experiência.
- Habilidades.
Fantástico marketing pessoal
- Atitudes.
- Comportamento.
- Vestuário.
- Higiene.
- Apresentação.
- Estilo de vida.
Como profissional, crie um cartão de visita.Coloque:Sua especialidade, nº de celular e email pessoal.
Marca e imagem pessoal e profissional
Network
Ou rede de relacionamentos.
A Importância do Networking
Currículo
Sério.
Claro.
Honesto.
Objetivo.
Leve.
Limpo.
G + S + E = T
Gosto de fazer.
Sei fazer.
Explico.
Trabalho.
Dicas para um currículo campeão
•Rio de Janeiro, 04 de maio de 2011.
•
•Currículo:
•Obs:Esse currículo é inventado.
•Anne Caroline Fênix-Dono. ->arial 16. Rua:Etrada Japão de Tóquio nº 111
•
•Nacionalidade:brasileira.->Arial 12 negrito. Bairro:Sakura
•
•Estatus:Solteira. Cep:000000000
•
•Quantidade de filhos:sem filhos. Tel.residencial:02133344400
•
• Tel.Contato: 02178945612
•
• Tel.Celular:02132165498
•
Idade:20 E-mail:AnneCarolineFênix-Dono@hotmail.com
•
•CNH.(Carteira Nacional de Habilitação): B
•
•Objetivo:Atuar como estagiário em Segurança do Trabalho.->Arial negrito 24.
•
• Resumo das qualificações: suas qualidades; especialidade da área; curso
• de 1º socorros com ano em atuante mais próximo da área especifica. ->arial negrito 16.
•
•Perfil
• Responsabilidade, dinamismo, fluência oral e escrita, transmissão de informação, facilidade de relacionamento, saber trabalhar em grupo, inteligência emocional.
•
•Formação acadêmica:->arial 14.
•Ensino médio/Nome do colégio:Tóquio aqui é meu lugar./Ano:2008-2010 concluinte.
•
Cursos complementares:->arial negrito 14.
Cursos complementares:->arial negrito 14.
•Técnico em Segurança do Trabalho/ nome do local onde você fez T.S.T.: Konoha C.G. /Período:05/11 a 8/12 inglês e espanhol.->arial negrito 12.
•Outros cursos:
•Tem que haver com a área.Exemplo:Salvatagem.
•Experiência profissional:Botar o que tem escrito na carteira.arial negrito 14.
• Nome do estabelecimento:Aldeia da folha/Função: a ultima de preferência/Período mês ano mês ano.
•Disponibilidades:->arial negrito 14.
Dicas para um currículo campeão
•
•Rio de Janeiro, 02 de maio de 2011.
•Técnico em Segurança do Trabalho.
•Grupo:2011.3
•
•Nome: Anne Fênix.
•Redação.
•Tema: Mercado de Trabalho.
• A importância de um Técnico em Segurança do Trabalho.
•
• Antigamente via-se segurança do trabalho como, só uma profissão qualquer, e sem valor, muitos ainda desconhecem do que realmente é ser um profissional desta área e como se aplicam, suas habilidades expandidas no dia-a-dia e dentro da empresa.
• O que muitos não sabem e que pela lei judicial é obrigatório ter esse tipo de profissional em determinada empresa.
• Observando mais profundamente, observa-se que ele não só lhe fiscaliza para ver se você está todo equipado devidamente, mas sim todo o local se está preventivo ou não, e também seu estado fico e mental atuante no trabalho.
• Ser qualificado nesta área é muito mais do que somente trabalhar, e ser praticamente um super-herói, devido a grande responsabilidade, a participação, a comunicação e uma pessoa totalmente detalhista e acima de tudo ética.
• Apesar de toda essa pressão não podemos nos intimidar e demonstrar cada vez mais que eles precisam de nos para garantir sua segurança na empresa.
Técnico de Segurança do Trabalho
Obs:Agora são 35 Nr's!
• Quarta feira.
•O ABRIGO NUCLEAR
♦ Imaginem que nossa cidade está sob ameaça de uma bomba nuclear. Você precisa tomar uma decisão imediata. Existe um abrigo nuclear que só pode acomodar SEIS pessoas. Há doze que pretendem entrar. Há uma relação das doze pessoas interessadas a entrar no abrigo.
♦ Quais pessoas você levaria para o abrigo?
♦ Imaginem que nossa cidade está sob ameaça de uma bomba nuclear. Você precisa tomar uma decisão imediata. Existe um abrigo nuclear que só pode acomodar SEIS pessoas. Há doze que pretendem entrar. Há uma relação das doze pessoas interessadas a entrar no abrigo.
♦ Quais pessoas você levaria para o abrigo?
•
•1ª pessoa:Um vionilista, 40 anos, dependente químico.
•
•2ª pessoa:Advogado, 25 anos.
•
•3ª pessoa:Mulher do advogado, 24 anos, que acaba de sair do manicômio.Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo ou fora dele.

•
•4ª pessoa:Um sacerdote, 75 anos.

•
•5ª pessoa:Uma prostituta, 37 anos.
•
•6ª pessoa:Um ateu, 20 anos, autor de vários assassinatos.

•
•7ª pessoa:Uma universitária, 19 anos, que fez voto de castidade.
•
•8ª pessoa: Um físico, 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma.
•
•9ª pessoa:Um declamador fanático, 21 anos, baixo Q.I.
• 

•
10ª pessoa:Um homossexual, 47 anos, geólogo.
•
•11ª pessoa:Um débil mental, 32 anos, que sofre de ataques epiléticos.

•
•12ª pessoa:Uma menina, 12 anos, baixo Q.I.
•
•Essa pergunta tem o objetivo de, saber independente de opção de vida, sexo ou outros na lógica quem você salvaria para trazer beneficio a sociedade.
•
•Resposta certa seria:O violinista, sacerdote, prostituta, universitária, físico e o geólogo.
•Explicações:
•. Independente de ser dependente químico o violinista pela sua música ele poderia ajudar acalmando as outras pessoas que estivessem lá.
•. O sacerdote por sua experiência com pessoas, também poderia ajudar a acalma-las.
•. A prostituta independente do que ela faz, ela já passou por varias dificuldades na vida e poderia ajudar os outros.
•. A universitária independente de ela ter feito voto de castidade poderia ajudar pelos conhecimentos adquiridos pelos estudos.
•. O físico ele poderia proteger a pessoas no caminho, do desmonoramento atirando nas pedras com sua arma.
•. Independentemente de ser homossexual o geólogo ele poderia muito bem ajudar pelo seu vasto conhecimento do solo, para saber qual o melhor caminho a se tomar.
Rio de janeiro, 05 de maio de 2011.
Ementa: Trabalho em grupo.
*Fazer um ‘‘ standard’’ (é um padrão utilizado para o desenvolvimento de projetos no mercado), traçando o perfil do profissional da área de segurança do trabalho prevalecendo as seguintes características de:
Imagem pessoal:
· Atitudes;
· Comportamento;
· Vestuário;
· Higiene;
· Apresentação;
· Estilo;
· Mercado de trabalho;
Imagem Pessoal e Profissional nas Redes Sociais - 28/06/11
Nosso trabalho:
Standard
Atitudes:

As atitudes numa empresa são fundamentais, pois é sendo pró-ativo (Quando não espera uma pessoa mandar fazer e faz logo) que se conquista o diferencial numa empresa.
Atitudes Empreendedoras
Comportamento:

Possuir e desenvolver características de liderança.
Investir em comunicação: fazer que suas vitórias sejam divulgadas dentro da empresa.
Ser a empresa, ver em sua atuação profissional aquilo que atribuem como valor para a marca que representa.
Conhecer suas principais habilidades para obter resultados além do esperado e acima da média.
Ter um plano de metas bem definido.
Não se deixar levar pelo sucesso momentâneo, lembrar-se daquilo que ainda tem a construir e mirar sempre no longo prazo.
Conhecer suas principais habilidades para obter resultados além do esperado e acima da média.
Ter um plano de metas bem definido.
Não se deixar levar pelo sucesso momentâneo, lembrar-se daquilo que ainda tem a construir e mirar sempre no longo prazo.
Veja como se dar bem em um novo emprego - Jornal hoje - Veridiana La selva e Renata Balduzzi
Vestuário:

. Nunca use roupas sensuais, exóticas ou que chamem muita atenção.
. A harmonia do vestuário passa uma elegância que define o perfil da empresa, além de ser agradável para quem observa.
. Evite usar perfumes fortes principalmente pela manhã e nunca esqueça o desodorante, principalmente se a sua função na empresa é direto com o público.
. Manter os cabelos alinhados, um bom hálito e evitar excesso de adornos (bijuterias, jóias , óculos dependurados).
. A harmonia do vestuário passa uma elegância que define o perfil da empresa, além de ser agradável para quem observa.
. Evite usar perfumes fortes principalmente pela manhã e nunca esqueça o desodorante, principalmente se a sua função na empresa é direto com o público.
. Manter os cabelos alinhados, um bom hálito e evitar excesso de adornos (bijuterias, jóias , óculos dependurados).
Dress Code - Vestuário para Trabalhar
Higiene:
Higiene Pessoal
•A higiene é o conjunto de meios para manter as condições favoráveis à saúde os hábitos de higiene diários como por exemplo:
Higiene corporal
Banho
•. A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acumulo progressivo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência de um banho mal tomado é o aparecimento de vermelhidão na pele, além do odor desagradável, o risco de aparecimento de piolhos e sarna, micoses, seborréia, infecções urinárias e corrimento vaginal nas meninas .
•. O banho é importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo. O banho de duche (banho de chuveiro) é o mais econômico, o mais prático e o mais higiênico. Depois do banho, certifica-te que estejam bem limpos e secos os espaços entre os dedos, virilhas e outras dobras.
Tome seu banho.
Lave suas mão assim:
Tome seu banho.
Limpeza das Mãos:
As mãos têm de estar sempre limpas.
Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos.
Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos.
Lave suas mão assim:
Unhas:
Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais. Além disso, devemos valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas.
Ah!... Seria muito bom procurar eliminar o hábito de roer unhas.
Como cuidar de suas unhas.
Cabelos:
Devem estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Devem ser cortados regularmente .
Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam ser eliminadas .É sempre agradável observarmos cabelos limpos, brilhantes, cheirosos e bem cortados.
Os cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos.
Cabelos saudáveis
Higiene dentária:
Depois de cada refeição há resíduos alimentares que ficam nos dentes se estes não forem escovados com regularidade, acumulando-se e atraindo micróbios que se transformam em ácido.
Esse ácido “ataca” o esmalte dos dentes provocando as cáries. Quando a cárie se aprofunda provocando abscessos dentários, dores de cabeça, enxaquecas, problemas no funcionamento dos pulmões, coração, fígado, rins, sistema nervoso, coluna vertebral, etc.
É essencial escovar os dentes após cada refeição e visitar regularmente o dentista para prevenir as cáries.
Escovação Dental
Higiene genital
Feminina
Devemos saber que a zona genital feminina deve ser tratada com produtos naturais, e nunca devemos deixar de limpar e tratar a zona genital.
Eis algumas recomendações:
•Use sempre sabonetes neutros.
•Nunca use desodorizantes de outras pessoas que toquem no corpo.
•Mantenha os pelos púbicos cortados.
•Após ter urinado, limpe a vulva encostando o papel higiênico, sem fazer movimentos bruscos, para evitar que o papel se rasgue e deixe pequenos pedaços; nunca passe o papel higiênico de trás para frente pois poderá contaminar a vagina com bactérias que habitam normalmente a região perianal.
•No banho, procure afastar os lábios vaginais para limpar os restos de líquidos que restam em redor da vagina.
•Não é necessário lavar dentro da vagina.
•Evite o uso habitual de pensos (modds) higiênicos fora do período menstrual.
•Durante a menstruação troque o penso ou tampão com freqüência.
•De preferência use roupas íntimas de tecido natural como o algodão. As cuecas de renda aumentam a temperatura e irritam as mucosas.
•Evite usar roupas apertadas no dia-a-dia. Durma com roupas soltas, e dispense as cuecas sempre que possível.
•Procure urinar após a relação sexual. Esse hábito ajuda a evitar a cistite já que o “jacto” urinário lava a uretra, que em algumas mulheres se contamina com muita facilidade no Sexo.
•Use preservativo, esse também é um bom hábito de higiene.
Higiene ítima feminina
Masculina
A higiene íntima do homem também deve ser diária. Devemos sempre limpar e/ou lavar a zona do orifício da uretra, porque normalmente contem restos de urina.
Depois de uma relação sexual o homem deve sempre limpar o orifício da uretra porque pode conter muco feminino e restos de esperma.
•Apesar de ser pouco romântico, após qualquer tipo de contacto sexual, deve-se lavar os genitais com água corrente, mesmo tendo usado preservativo. Usar um sabonete neutro e massageá-los levemente. Incluir a glande, o prepúcio, o corpo de pênis, região púbica, região anal e a zona perianal.
•Há homens em que a produção e acumulação de materiais viscosos (o popular sebo do pênis), são mais exuberantes. Nestes casos, a higiene deve ser feita com a freqüência adequada a cada indivíduo, tantas vezes quantas forem necessárias para manter o pênis limpo.
Os pelos púbicos, do escroto, zona perianal e das virilhas, possuem uma função pouco conhecida e relegada para segundo plano: reduzir o atrito entre duas superfícies de pele que se tocam. Portanto, não se deve cortar tais pelos sob pena de ocorrer reações locais tais como infecções, irritações e escoriações da pele. Os que assim preferirem, deve evitar corta-los com lâminas, fazendo apenas o corte dos pêlos com tesoura, deixando-os, no mínimo, com 1,5 cm de comprimento.
Higiene íntima masculina
Apresentação:

Siga as dicas para uma apresentação rápida e objetiva e veja como usar a expressão corporal a seu favor
Não há coisa mais horrível do que assistir a uma apresentação chata, lida sem emoções. Claro: o segredo da boa comunicação é a fala natural, espontânea e próxima do ouvinte.
Aprenda o passo a passo para um discurso perfeito.
•Passo 1
Ao chegar ao local da apresentação, cumprimente todos de acordo com o grau de formalidade exigida. Se o grupo for de pessoas próximas, vale um "olá, pessoal!". Porém, se estiver diante da diretoria, seja mais formais, citandas diretamente as pessoas que compõem a mesa.
Passo 2
Em seguida, agradeça a presença de todos e a oportunidade de se apresentar. Com essas palavras, você já terá feito a introdução, conquistando os ouvintes.
Passo 3
Agora, em uma ou duas frases, fale sobre o assunto a ser desenvolvido e esclareça o problema para o qual pretende apresentar uma possível solução. Assim, os ouvintes estarão devidamente orientados sobre sua apresentação.
Passo 4
Este é o momento de apresentar a solução ao problema e afastar possíveis resistências do grupo. Para sustentar seu ponto de vista, use exemplos e estatísticas. Tais argumentos ajudam no trabalho de convencimento dos ouvintes.
Passo 5
Finalmente, conclua sua apresentação. Agradeça o convite mais uma vez e peça a reflexão ou perguntas da platéia.
Use bem a expressão corporal
· Saiba como manter a postura correta durante uma apresentação e mostrar segurança ao falar
· Evite se apoiar ora sobre uma perna, ora sobre a outra.
· Não se movimente diante do grupo sem ter um objetivo. O movimento é recomendado para dar ênfase a uma informação ou para reconquistar ouvintes desatentos.
· Não deixe os braços presos nas costas ou cruzados. Se isso ocorrer às vezes, com naturalidade, tudo bem. Porém, se ficar nessa posição por muito tempo, as pessoas poderão achar que está se protegendo. O resultado poderá ser negativo.
· Não gesticule muito nem pouco. Os gestos devem ser moderados, acompanhando bem o ritmo da fala.
· A fisionomia deve ser expressiva e corresponder ao sentimento da mensagem. Você não pode falar em alegria com um semblante triste.
· Olhe para os ouvintes enquanto fala e perceba como reagem diante da sua mensagem. Assim, eles se sentirão parte do ambiente.
Ao chegar ao local da apresentação, cumprimente todos de acordo com o grau de formalidade exigida. Se o grupo for de pessoas próximas, vale um "olá, pessoal!". Porém, se estiver diante da diretoria, seja mais formais, citandas diretamente as pessoas que compõem a mesa.
Passo 2
Em seguida, agradeça a presença de todos e a oportunidade de se apresentar. Com essas palavras, você já terá feito a introdução, conquistando os ouvintes.
Passo 3
Agora, em uma ou duas frases, fale sobre o assunto a ser desenvolvido e esclareça o problema para o qual pretende apresentar uma possível solução. Assim, os ouvintes estarão devidamente orientados sobre sua apresentação.
Passo 4
Este é o momento de apresentar a solução ao problema e afastar possíveis resistências do grupo. Para sustentar seu ponto de vista, use exemplos e estatísticas. Tais argumentos ajudam no trabalho de convencimento dos ouvintes.
Passo 5
Finalmente, conclua sua apresentação. Agradeça o convite mais uma vez e peça a reflexão ou perguntas da platéia.
Use bem a expressão corporal
· Saiba como manter a postura correta durante uma apresentação e mostrar segurança ao falar
· Evite se apoiar ora sobre uma perna, ora sobre a outra.
· Não se movimente diante do grupo sem ter um objetivo. O movimento é recomendado para dar ênfase a uma informação ou para reconquistar ouvintes desatentos.
· Não deixe os braços presos nas costas ou cruzados. Se isso ocorrer às vezes, com naturalidade, tudo bem. Porém, se ficar nessa posição por muito tempo, as pessoas poderão achar que está se protegendo. O resultado poderá ser negativo.
· Não gesticule muito nem pouco. Os gestos devem ser moderados, acompanhando bem o ritmo da fala.
· A fisionomia deve ser expressiva e corresponder ao sentimento da mensagem. Você não pode falar em alegria com um semblante triste.
· Olhe para os ouvintes enquanto fala e perceba como reagem diante da sua mensagem. Assim, eles se sentirão parte do ambiente.
Apresentação pessoal
Estilo de Vida:

A forma de vida adaptada ao dia-a-dia. Sua determinação entretanto não foge às regras da formação e diferenciação das culturas: a adaptação ao meio ambiente e aos outros homens. Estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivencia o mundo e, em conseqüência, se comportam e fazem escolhas. Mas isso é só uma parte do que define um estilo de vida.
Como se vê há inclusive revistas populares, colunas em jornais anunciando padrões específicos de conduta, alimentação, roupas, espaços de esporte lazer, tribos urbanas e etc.
O que é lazer?
Mercado de trabalho:
•Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.
Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”.
Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”.
Vídeo explicativo sobre:O desatre na Piper Alpha
Uma frase que seje importante para o trabalho ou vida pessoal.

‘‘ Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo.Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas.Por que somos curiosos...e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos.’’
Siga em frente.
Walt Disney.
Comentários
Postar um comentário