ISO 9000

O que é ISO ?
A norma ISO 9000 é
composta por 20 requisitos:
Conforme
a própria norma admite, alguns requisitos não
necessariamente são aplicados a todos os sistemas da
qualidade, podendo ser necessário adaptar através da
adição ou eliminação de certos requisitos para
atender situações contratuais especificas.
Existem vários
Órgãos certificadores credenciados para este fim, a
principio, depois de preparada para atender às normas, a
empresa contrata o órgão certificador que por meio de
auditorias inspecionam as instalações, processos e
documentação da empresa verificando a observância aos
requisitos da norma. Um caminho proposto é:
Auditoria de pré qualificação (opcional)
Auditoria Inicial ou Auditoria de Qualificação
Auditorias de Verificação (semestral)
Alem do
conhecimento da norma por todas as pessoas que participam
da coordenação do processo de certificação, é de
fundamental importância o envolvimento de todo o pessoal
da empresa, sem o que, por melhores que sejam os
consultores contratados para a orientação, não haverá
resultado satisfatório.
ISO significa
Organização Internacional para Normalização
(International Organization for Standardization )
localizada em Genebra, Suíça. A sigla ISO é uma
referência à palavra grega ISO, que significa
igualdade.
O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 130 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.
A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho.
02. O QUE É A SÉRIE ISO 9000?
A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Ela não é destinada a um "produto" nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.
As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.
A série é composta das seguintes normas:
ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário.
ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos.
ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance.
ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental.
A série ISO 9000 foi adotada no Brasil, palavra por palavra pela ABNT com o nome de NBR 9000.
03. QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ENCONTRAMOS NA SÉRIE ISO 9000?
A ISO 9000 e a ISO 9004 são guias e a ISO 9001 representa requisitos de Sistema da Qualidade para uso em situações contratuais, que exijam a demonstração de que a Organização fornecedora é administrada com qualidade. Mais detalhadamente temos:
ISO 9000 - descreve os fundamentos do sistema de gerenciamento da qualidade e especifica a sua terminologia.
ISO 9001 - Especifica os requisitos do Sistema da Qualidade para uso onde a capacidade da organização de prover produtos que atendam ao cliente e aos requisitos regulatórios precisa ser demonstrada.
ISO 9004 - Fornece diretrizes para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os processos para melhoria contínua, que contribui para a satisfação dos clientes da organização e outras partes interessadas.
ISO 19011 - provê guia para o gerenciamento e condução de auditorias da qualidade e ambiental.
04. COMO FORAM DESENVOLVIDAS AS NORMAS ISO 9000?
Foram desenvolvidas pelo comitê técnico TC-176 da ISO no período de 1980 a 1987.
No Brasil elas foram desenvolvidas (traduzidas) pelo Comitê Técnico Brasileiro - CB 25.
05. COM QUE FREQÜÊNCIA ELAS SÃO REVISADAS?
Elas são revisadas a cada 5 anos. Já foi realizada a primeira revisão em julho de 1994. Na próxima revisão será publicada em dezembro/2000.
06. QUAL É O IMPACTO DA ISO 9000 NOS NEGÓCIOS?
Acredita-se que a política de comércio tende para o processo de Certificação de Sistemas da Qualidade. A Certificação de Sistemas da Qualidade será fundamental para negociar produtos e serviços a nível mundial.
Mais de 270.000 organizaçãos já foram certificadas no mundo e pelo menos 130 países já adotaram as normas ISO 9000. O Brasil conta com cerca de 6.000 organizaçãos certificadas ( dados de dez/99).
As organizaçãos já certificadas estão exigindo dos seus fornecedores e prestadores de serviços a implantação de sistemas de qualidade na linha da ISO 9000. Portanto para vender para essas 6000 organizaçãos brasileiras é fundamental implantar sistema de qualidade de acordo com as normas da série ISO 9000.
07. O QUE SIGNIFICA OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO 9000?
Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001.
08. QUAL A VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO?
O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.
13. QUE ORIENTAÇÃO POSSO OBTER PARA IMPLANTAR A ISO 9000?
A ISO publicou uma série de normas que complementam as normas básicas, orientando a sua implementação. Essas normas serão gradativamente substituídas por Relatório Técnicos. Segue relação de todas as normas ISO sobre o assunto:
14. COMO ESCOLHER UMA ENTIDADE CERTIFICADORA?
A Certificação é o processo pelo qual a organização procura demonstrar para seus clientes que tem um sistema de qualidade implantado. Para escolher a entidade certificadora, procure ouvir seus clientes para ver se eles tem alguma preferência. Se a sua organização exporta produtos, procure escolher uma organização que seja bem conhecida nos países que compram seus produtos.
15. QUAIS OS ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO EXISTENTES NO BRASIL?
No Brasil o INMETRO é o responsável pela fiscalização ( acreditação ) dos organismos certificadores.
Os seguintes organismos de certificação atuam no Brasil:
16. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE A ISO 9000 E OS PRÊMIOS DE QUALIDADE?
A ISO 9000 deve ser considerada como requisitos mínimos para um Sistema da Qualidade. Implantar a ISO 9000 não significa automaticamente ter padrão elevado de qualidade. Depende da forma como foi implantado. Ter o sistema de +qualidade certificado pela ISO 9000 significa que todos os processos da organização são executados de forma controlada.
Os Prêmios Nacionais de Qualidade, como por exemplo, o brasileiro (Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ), o americano (Prêmio Malcolm Baldrige) e o japonês (Prêmio Deming) têm requisitos de avaliação muito mais exigentes do que as cláusulas da ISO. São utilizados para avaliar organizaçãos consideradas de Classe Mundial. Organizaçãos que tem sistema de qualidade certificado pela norma ISO 9000 tem de 30 a 50% dos pontos requeridos por esses prêmios.
http://terra.planetarium.com.br/~jcarlos1/iso9000.htm
A História da ISO
O que é ISO ?
O
que é certificação ISO 9000 ?
A ISO ( International
Standard Organization ) é uma organização internacional
normatizadora de atividades técnicas e existem normas
que cobrem as mais diversas atividades da área de
tecnologia. A norma ISO 9000 se refere a regulamentação
de sistemas da qualidade de forma a permitir a
existência de um modelo de gestão capaz de garantir a
uniformidade do produto e que o índice de qualidade
desejado seja alcançado em toda a produção, cobrindo
todas as etapas dos processos e, principalmente,
envolvendo todos os meios físicos e recursos humanos
comprometidos com a qualidade do produto final, desde o
projeto até a entrega do produto ao cliente.
Para isso os
órgãos certificadores conferem a certificação às
empresas ou processos ou serviços que atendam os
requisitos da norma, atestando que estas cumprem o que
está disposto na mesma.
Para
que uma empresa precisaria obter esse certificado?
Mais que um
diferencial de qualidade, a certificação ISO 9000 abre
as portas do mundo globalizado para as empresas
certificadas, uma vez que, ao adquirir produtos dessas
empresas o consumidor tem a certeza que existe um sistema
confiável de controle das etapas de desenvolvimento,
elaboração, execução e entrega do produto, provido de
um tratamento formalizado com o objetivo de garantir os
resultados.
Como
obter a norma ISO 9000?
No Brasil ,a ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão
responsável pela distribuição da norma , sob o Título
NBR ISO 9000, que na realidade é um conjunto de três
normas dirigidas a atividades conforme segue:
NBR ISO 9001–
Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da
qualidade em projeto, desenvolvimento, produção,
instalação e serviços associados.
NBR ISO 9002 –
Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da
qualidade em produção, instalação e serviços
associados.
NBR ISO 9003
–Sistemas da qualidade – Modelo para garantia
da qualidade em inspeção e ensaios finais.
Atenção: A
reprodução não autorizada de normas da ABNT, por
qualquer meio, é Ilegal !
Quais
os requisitos da norma?
1 - Responsabilidade da administração |
2 - Sistema da qualidade |
3 - Análise crítica de contrato |
4 - Controle de projeto |
5 - Controle de documentos e dados |
6 - Aquisição |
7 - Controle de produto fornecido pelo cliente |
8 - Identificação da rastreabilidade do produto |
9 - Controle de processo |
10 - Inspeção e ensaios |
11 - Controle de equipamentos de inspeção, medição e ensaio. |
12 - Situação de inspeções e ensaios |
13 - Controle de produto não conforme |
14 - Ação corretiva e preventiva |
15 - Manuseio, armazenagem, embalagem, preservação e entrega |
16 - Controle de registros da qualidade |
17 - Auditoria interna da qualidade |
18 - Treinamento |
19 - Serviços associados |
20 - Técnicas estatísticas |
Como
funciona o processo de certificação?
Auditoria de pré qualificação (opcional)
Auditoria Inicial ou Auditoria de Qualificação
Auditorias de Verificação (semestral)
O
que é preciso fazer para que uma empresa seja
certificada?
O QUE
SIGNIFICA A SIGLA ISO?
O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 130 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.
A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho.
02. O QUE É A SÉRIE ISO 9000?
A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Ela não é destinada a um "produto" nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.
As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.
A série é composta das seguintes normas:
ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário.
ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos.
ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance.
ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental.
A série ISO 9000 foi adotada no Brasil, palavra por palavra pela ABNT com o nome de NBR 9000.
03. QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ENCONTRAMOS NA SÉRIE ISO 9000?
A ISO 9000 e a ISO 9004 são guias e a ISO 9001 representa requisitos de Sistema da Qualidade para uso em situações contratuais, que exijam a demonstração de que a Organização fornecedora é administrada com qualidade. Mais detalhadamente temos:
ISO 9000 - descreve os fundamentos do sistema de gerenciamento da qualidade e especifica a sua terminologia.
ISO 9001 - Especifica os requisitos do Sistema da Qualidade para uso onde a capacidade da organização de prover produtos que atendam ao cliente e aos requisitos regulatórios precisa ser demonstrada.
ISO 9004 - Fornece diretrizes para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os processos para melhoria contínua, que contribui para a satisfação dos clientes da organização e outras partes interessadas.
ISO 19011 - provê guia para o gerenciamento e condução de auditorias da qualidade e ambiental.
04. COMO FORAM DESENVOLVIDAS AS NORMAS ISO 9000?
Foram desenvolvidas pelo comitê técnico TC-176 da ISO no período de 1980 a 1987.
No Brasil elas foram desenvolvidas (traduzidas) pelo Comitê Técnico Brasileiro - CB 25.
05. COM QUE FREQÜÊNCIA ELAS SÃO REVISADAS?
Elas são revisadas a cada 5 anos. Já foi realizada a primeira revisão em julho de 1994. Na próxima revisão será publicada em dezembro/2000.
06. QUAL É O IMPACTO DA ISO 9000 NOS NEGÓCIOS?
Acredita-se que a política de comércio tende para o processo de Certificação de Sistemas da Qualidade. A Certificação de Sistemas da Qualidade será fundamental para negociar produtos e serviços a nível mundial.
Mais de 270.000 organizaçãos já foram certificadas no mundo e pelo menos 130 países já adotaram as normas ISO 9000. O Brasil conta com cerca de 6.000 organizaçãos certificadas ( dados de dez/99).
As organizaçãos já certificadas estão exigindo dos seus fornecedores e prestadores de serviços a implantação de sistemas de qualidade na linha da ISO 9000. Portanto para vender para essas 6000 organizaçãos brasileiras é fundamental implantar sistema de qualidade de acordo com as normas da série ISO 9000.
07. O QUE SIGNIFICA OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO 9000?
Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001.
08. QUAL A VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO?
O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.
13. QUE ORIENTAÇÃO POSSO OBTER PARA IMPLANTAR A ISO 9000?
A ISO publicou uma série de normas que complementam as normas básicas, orientando a sua implementação. Essas normas serão gradativamente substituídas por Relatório Técnicos. Segue relação de todas as normas ISO sobre o assunto:
NBR ISO 8402/1994 | Gestão da qualidade e garantia da qualidade - Terminologia |
NBR ISO 9000-1/1994 | Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - Parte 1: Diretrizes para seleção e uso |
NBR ISO 9000-2/1994 | Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - Parte 2: Diretrizes gerais para aplicação dos NBR ISO 9001, 9002 e 9003 |
NBR ISO 9000-3/1993 | Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - Parte 3: Diretrizes para aplicação da NBR ISO 9001 ao desenvolvimento, fornecimento e manutenção de "software" |
NBR ISO 9000-4/1993 | Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - Parte 4: Guia para a gestão do programa de dependabilidade |
NBR ISO 9001/1994 | Sistemas da Qualidade - Modelo para a garantia da qualidade para projetos/desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados |
NBR ISO 9002/1994 | Sistemas da Qualidade - Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados |
NBR ISO 9003/1994 | Sistemas da Qualidade - Modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais |
NBR ISO 9004-1/1994 | Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte 1: Diretrizes |
NBR ISO 9004-2/1993 | Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte 2: Diretrizes de serviços |
NBR ISO 9004-3/1994 | Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte 3: Diretrizes para materiais processados |
NBR ISO 9004-4/1993 | Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte 4: Diretrizes para melhoria da qualidade |
NBR ISO 10005/1997 | Diretrizes para plano da qualidade |
NBR ISO 10007/1996 | Diretrizes para a gestão da configuração |
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NBR ISO 10011-2/1993 | Diretrizes para auditoria de sistema da qualidade - Parte 2: Critérios para qualificação de auditores de sistemas de qualidade |
NBR ISO 10011-3/1993 | Diretrizes para auditoria de sistema da qualidade - Parte 3: Gestão dos programas de auditoria |
NBR ISO 10012-1/1993 | Requisitos de garantia da qualidade para equipamento de medição - Parte 1: Sistema de comprovação metrológica para equipamento de medição |
NBR ISO 10013-1/1995 | Diretrizes para o desenvolvimento de manuais da qualidade |
14. COMO ESCOLHER UMA ENTIDADE CERTIFICADORA?
A Certificação é o processo pelo qual a organização procura demonstrar para seus clientes que tem um sistema de qualidade implantado. Para escolher a entidade certificadora, procure ouvir seus clientes para ver se eles tem alguma preferência. Se a sua organização exporta produtos, procure escolher uma organização que seja bem conhecida nos países que compram seus produtos.
15. QUAIS OS ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO EXISTENTES NO BRASIL?
No Brasil o INMETRO é o responsável pela fiscalização ( acreditação ) dos organismos certificadores.
Os seguintes organismos de certificação atuam no Brasil:
ORGANISMO | TELEFONE |
ABNT | 021-210-3122 |
ABS | 021-253-8884 |
BRTUV | 021-282-1351 |
BSI | 011-866-1138 |
BVQI | 021-263-6008 |
CTA | 012-340-5249 |
DNV | 021-224-8817 |
DQS | 011-247-5312 |
Fundação Vanzolini | 011-814-7366 |
IQA | 011-575-6971 |
LLOYD'S REGISTER | 021-252-8167 |
SGS | 011-543-0223 |
TECPAR | 041-346-3141 |
UCIEE | 011-820-7144 |
16. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE A ISO 9000 E OS PRÊMIOS DE QUALIDADE?
A ISO 9000 deve ser considerada como requisitos mínimos para um Sistema da Qualidade. Implantar a ISO 9000 não significa automaticamente ter padrão elevado de qualidade. Depende da forma como foi implantado. Ter o sistema de +qualidade certificado pela ISO 9000 significa que todos os processos da organização são executados de forma controlada.
Os Prêmios Nacionais de Qualidade, como por exemplo, o brasileiro (Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ), o americano (Prêmio Malcolm Baldrige) e o japonês (Prêmio Deming) têm requisitos de avaliação muito mais exigentes do que as cláusulas da ISO. São utilizados para avaliar organizaçãos consideradas de Classe Mundial. Organizaçãos que tem sistema de qualidade certificado pela norma ISO 9000 tem de 30 a 50% dos pontos requeridos por esses prêmios.
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