ISO 9001
Benefícios da certificação ISO 9001 no dia a dia: o fator humano.

O principal capital de uma empresa, seja ela pequena, média ou
grande, é o humano. Essa premissa, talvez básica no mundo dos negócios,
nem sempre é levada em consideração pelos gestores. Nas pequenas e
médias então, a importância de se ter uma boa equipe é maior, pois compensa a desvantagem financeira em relação às grandes.
Ao implementar a ISO 9001, a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro,
que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem
ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, é muito provável que o
profissional se sinta motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e
abraçar as mudanças que a certificação acarreta.
Além disso, o funcionário irá entender melhor os processos internos
do lugar onde trabalha, e compreenderá que faz parte do processo, sendo
inclusive, uma das peças fundamentais para o sucesso ou fracasso do
mesmo.
Time motivado
Uma equipe motivada passa a alegria que está sentindo para os que
estão ao redor. Fornecedores, e principalmente clientes, são bem
tratados, novas sugestões são feitas e colocadas em prática com maio
interesse.
Ter profissionais focados e comprometidos é um diferencial
considerável. Formas de se motivar um colaborador variam, e não é o
objetivo deste post. Mas ter um objetivo em comum, e a certificação ISO 9001 é uma forma de alinhar objetivos e pensamentos, em prol da empresa como um todo.
Claro, este é apenas um dos benefícios da certificação, e é um dos
indiretos.
Muito se fala sobre a implementação ISO 9001 como se fosse sinônimo de certificação, porém isto não é verdade.
Implementação e certificação são duas etapas diferentes do Sistema de
Gestão da Qualidade (SGQ), que buscam o mesmo objetivo: a obtenção da
qualidade total.
A implementação consiste na adequação de processos aos moldes necessários para se obter a certificação ISO 9001.
Para isso, documentam-se as etapas dos processos, de modo que o
resultado ideal de cada item esteja escrito e, desta forma, qualquer
colaborador possa realizar o trabalho. Para assegurar a padronização,
deve-se estabelecer um parâmetro de qualidade.
Após a implementação, deve-se contratar um organismo certificador
independente, que irá realizar auditorias para verificar se a
documentação está condizente com os requisitos da ISO 9001. Se positivo, emitirá o certificado. Se negativo, a organização terá de realizar as mudanças necessárias
para conseguir chegar ao objetivo.
Após a conquista da certificação, começa o trabalho de manutenção do sistema de gestão da
qualidade. A ideia de certificar a empresa é aderir na empresa o compromisso da melhoria continua e
esse processo deve ser constante.
O problema é que muitas vezes, na correria do dia-a-dia, a empresa após receber a recomendação
do órgão certificador se acomoda e não dá continuidade às ações do SGQ e acaba tudo no
esquecimento.
Porém, a certificação possui validade de 3 anos, e após esse período a empresa passará por
uma "Auditoria de Certificação" (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da
Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período. E é nesse momento que muitas
empresas perdem o certificado.
A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade deve incluir:
- Declarações documentadas de uma política da qualidade e dos objetivos da qualidade;
- Manual da Qualidade;
- Procedimentos documentados requeridos pela norma;
- Documentos necessários para que a organização assegure o planejamento, a operação e controle eficaz dos seus processos;
- Registros requeridos pela norma.
O Manual da Qualidade…
…deve incluir:
- O escopo do SGQ, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer exclusões;
- Procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, ou referentes a eles;
- Descrição da interação dos processos do SGQ.
Procedimentos
Devem ser elaborados manuais de procedimentos, que listam as
operações utilizadas na organização e também definem as
responsabilidades (cargos, funções etc.). Estes manuais devem abranger
todos os elementos do SGQ usados pela organização.
Além disto, estes documentos devem conter as instruções operacionais
dos procedimentos listados. As instruções nada mais são do que relatar
os métodos de inspeção, cronogramas de trabalho, especificações,
exceções etc.
Controle de documentos
Todos os documentos do SGQ devem ser controlados. Deve-se estabelecer
um procedimento documentado para definir os controles necessários para:
- Aprovar documentos quanto a sua adequação, antes da emissão;
- Analisar criticamente e atualizar quando necessário, e reprovar os documentos;
- Assegurar que alterações e a situação de revisão atual sejam identificadas.
Controle de registros
Os registros são um tipo especial de documento e devem ser controlados.
Os registros devem ser estabelecidos e mantidos para proverem
evidências da conformidade com requisitos e da operação eficaz do SGQ.
Todos os registros devem ser mantidos legíveis, prontamente
identificáveis e recuperáveis.
Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os
controles necessários para identificação, armazenamento, proteção,
recuperação, tempo de retenção e descarte dos registros da qualidade.
Iso 9001
Sites:
http://certificacaoiso.com.br/principais-beneficios-da-implementacao-da-iso-9001-no-dia-a-dia/
Comentários
Postar um comentário